13 fevereiro 2012

Subindo o Morro dos Perdidos


Nesse domingo subimos o Morro dos Perdidos, esta localizado na Serra de Araçatuba, município de Guaratuba, estado do Paraná.

O acesso ao topo, de aproximadamente 6,6km é bastante íngreme, mas acessível a veículos 4x4,  se dá pela propriedade particular Fazenda Arca de Noé. É cobrada uma taxa de entrada por pessoa, no valor de R$5,00. Com este valor, ele mantém banheiro, churrasqueira e placas indicativas para os atrativos da região.

Obtamos por deixar o carro na fazenda e fazer todo o percurso até o cume à pé.

Iniciamos nossa caminhada às 8:10hs subimos até uma parte onde existe uma trilha que leva a cachoeira do Rio Itararé, onde tomamos nosso café da manhã, desçamos um pouco e retornamos a estrada que leva ao topo.




Chegamos ao cume do Morro dos Perdidos por volta das 12:30hs, preparamos nosso almoço e desçamos um pouco.








Havia um forte nevoeiro ao norte e a oeste que acabou comprometendo um pouco a vista, mas mesmo assim possibilitou fotografar belas imagens.

Do cume do Morro dos Perdidos avista-se : ao norte a represa da Vossoroca e Curitiba, bem como parte do litoral paranaense. Ao leste observa-se a baía de Guaratuba, com Garuva aos fundos e, ao sul, Joinville e a baía de São Francisco.

Iniciamos nossa descida às 13:55hs o sol estava bastante forte, tornando assim nossa caminhada um pouco cansativa, chegamos na fazenda por volta de 15:40hs.

Existem alguns pontos bem legais para acampar, próximo a entrada da trilha da cachoeira e outro local no vale após o cume.






Um fato importante, em toda a nossa caminhada não encontramos lixo pela trilha, o local é totalmente limpo, diferentemente de outras montanhas da região, que as trilhas estão cheias de lixo.

Trouxemos para casa todo o lixo que criamos.


Com essa caminhada aprendi algumas lições importantes:

- Qualquer peso a mais na mochila, em uma caminhada FAZ MUITA diferença, acabei levando coisas que nem foram utilizadas e que tornou a caminhada um pouco cansativa.
- Protetor solar é essencial, mesmo andando pela mata o sol castiga.
- Água tem um peso considerável, mas é fundamental para hidratação na caminhada.

3 comentários:

  1. Show de lugar heim?
    É seguro acampar no meio da trilha?
    Esta mochila da trilhas e rumos é boa? Gostaria de uma pra mim também.

    valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Guto, o lugar é show mesmo !!

      Pra acampar lá é bem tranquilo, mas é sempre bom acampar com mais pessoas, acho mais seguro.

      Quanto a mochila é boa, o único problema dela é que um modelo para alpinista, ela é estreita, fora isso é uma excelente mochila, bem resistente.

      abs.

      Excluir